Luís Mateus

Luis Mateus nasceu em Coimbra em Agosto de 1978. No ano 2000 decidiu rumar ao Porto para tirar o curso profissional de fotografia no Instituto Profissional de Fotografia ( IPF ). Desde aí colaborou com algumas lojas do sector da fotografia onde desenvolveu o seu gosto pela reportagem de casamento, a impressão no laboratório de fotografias tanto a cor como PB e o uso de maquinas analógicas, numa altura que as câmaras digitais ainda estavam nos seus primórdios de utilização.

O gosto pela moda leva-o a trabalhar cerca de 8 anos num estúdio de moda, com o fotógrafo Cassiano Ferraz, onde aprendeu desde a gestão de um estúdio, ao retoque de imagem, à iluminação, ao retrato com câmaras de grande formato e à impressão de fotografias fine art. No ano 2006 nasce o estúdio e a marca Lounge Fotografia, com foco principal nas áreas de reportagem social e sessões de estúdio. Com um estilo claramente mais fotojornalista, simples e descontraído, frontal e directo, gosta de fotografar situações inesperadas e emoções fortes. Sempre atento aos pequenos e grandes detalhes, cedo percebeu que este seria o seu caminho. A sua paixão por fotografar pessoas e contar as suas histórias é o que o faz mover. Adora documentar a vida das pessoa e recentemente abraçou um novo projecto "Uma nova vida começa aqui", de reportagem documental do parto.

Além de fotografar casamentos, nos tempos livres, adora perder-se nas ruas do Porto e fotografar as suas pessoas e retratar o que ainda de genuíno se pode encontrar numa cidade em constante evolução. Os grandes fotógrafos Cartier-Bresson, Sebastião Salgado, Steve McCurry, Richard Avedon, Elliott Erwitt, Peter Lindberdh, James Nachtwey, entre outros são as suas grandes influências. É membro das associações WPJA, Fearless Photographers e a mais recente This is reportage.

Portfolio

1
2
3
4
5
6
7
8